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O bom CD de Luiz Flavio Alcofra


A “Suíte do Leme”, com quatro movimentos, tem variação orquestral que acentua sua diversidade melódica – principalmente no quarto movimento (“Bilonga”, tocado pelo grupo Terno Carioca), que tem melodia enriquecida pelo clarinete de Lena Verani, pelo bandolim de Pedro Aragão e pelo belo e intuitivo desenho tocado pelo violão de Luiz Flavio.Marcos Sacramento canta “Das Dores”. Sua voz passeia elegante pelas notas que se sucedem intensamente, compondo um belo mosaico sonoro de imagem e poesia. O acordeom de Kiko Horta soa grave junto ao contrabaixo de Pedro Aune. O violão de Alcofra sustenta a levada, enquanto o acordeom brinca junto com a voz.Os três movimentos da “Suíte Escaravelhos”, dedicada por Alcofra aos “velhos e queridos amigos do Água de Moringa”, são o melhor momento do CD. O primeiro movimento é “Girolando”, que começa com o Água arrepiando com o sete cordas de Josimar Carneiro, o bandolim de Marcílio Lopes, o cavaco de Jayme Vignoli, o clarinete de Rui Alvim, a bateria de André Boxexa e o violão de Alcofra. No terceiro, “Para o Ano (lembranças do Joel)”, o clarinete de Rui se soma ao bandolim de Marcílio para chorar belezas que logo ganham o ritmo do pandeiro e reco-reco de André Boxexa.Depois Marcos Sacramento canta “Teu Nome”. O sax tenor de Pedro Pamplona começa. A voz de Sacramento flui afinada, emocionada. Tocada com vassourinhas, a bateria de Aune é delicada. O piano de Carlos Funchs faz duo com o sax, que toca intermezzo arrebatador. A “Suíte das Meninas” é pungente: três movimentos em homenagem às meninas de Luiz Alcofra. Emoção na ponta dos dedos. “Canção Para Luiza” fecha a suíte: o violão inicia. Bia Paes Leme faz lírico vocalize. O som grave da viola tocada por Tina Werneck tem sabor erudito. A flauta de Lélia Brazil caminha ao lado. O contrabaixo de Aune pulsa leve. Ah, as meninas de Alcofra... Delicadeza pura.Terminada a suíte, Marcos Sacramento volta para cantar “Fotografia (sem tom)”, a mais inspirada das três músicas que ele gravou no CD. O piano de Carlos Fuchs começa, vem a voz. Versos fortes, saudade explícita.Se dividíssemos o repertório em três partes, as duas primeiras se encerrariam aqui. Mas há uma terceira parte, que tem quatro músicas com letra. Elas estão longe de serem ruins; no entanto, destoam de tudo que se ouviu até então. E o CD perde força justamente quando era hora de realçá-la. Quem sabe elas não deveriam ter sido guardadas para o próximo trabalho autoral de Luiz Flavio Alcofra? Bem, mas não será por esse pecadilho que Fotografia não deve ser elevado à categoria de um CD para ser ter e ouvir muito.Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4