Loading...

Fragmentos de vidas ficcionais


Uma carta de despedida, uma carta de amor, um pedido de desculpas? Só no fim de Uma selfie com Lenin (Record, R$ 29,90), do jornalista carioca  Fernando Molica, o leitor consegue entender as razões do protagonista escrever para uma ex-namorada. O balanço profissional de um jornalista decepcionado com os rumos da política, minada pela corrupção, as experiências do casal, a história recente de um Brasil marcado por escândalos e pelas grandes manifestações de rua nos meses antes da Copa do Mundo de 2014 se misturam numa narrativa célere como a vida nos grandes centros urbanos contemporâneos.  


A Copa de 2014 é o pano de fundo do encontro de um improvável casal de torcedores está em  Maracanazoe outras histórias (Alfaguara, R$ 39,90), de Arthur Dapieve. Trilhando cenários e tempos distantes – um dia de praia com muita ressaca em Copacabana, um concerto na Viena de 1939, um ensaio do Pink Floyd em Londres -, as tramas desconstroem situações e personagens que parecem surgir em esquinas de cada rua, sempre sob uma aura de melancolia. Já os contos de Martha Mendonça em Filhas de Eva (Record, R$ 29,90) têm em comum o olhar bem-humorado sobre os sentimentos e as sensações díspares que convivem dentro de cada mulher.


 A narrativa fragmentada por diferentes pontos de vista que traçam uma história única de diversos personagens está em O amor segundo Buenos Aires (Intrínseca, R$ 39,90), que transpõe para a capital argentina de largas avenidas, cafés em estilo europeu e uma decadência que se percebe a cada bairro onde a riqueza e a sofisticação há muito deram lugar à dificuldade econômica, diversas histórias de amor entre vários personagens. Hugo vai morar com Leonor em Buenos Aires e é lá que precisa sobreviver à separação, ao mesmo tempo em que descobre que tem uma doença grave. Os amigos, o arquiteto Eduardo e a comissária de bordo Carolina, também contam suas versões sobre os fatos, construindo, aos poucos uma história de cada um e de todo o grupo. A cidade também participa do enredo, não apenas como cenário dele, mas no papel de observadora dos personagens que por ela transitam.