Loading...

As belezas de Carol Saboya


Porém, em julho deste ano Carol Saboya decidiu gravar Belezas (AAM), álbum lançado inicialmente no mercado externo e que só agora chega ao Brasil. Antonio Adolfo produziu, tocou piano e criou os arranjos das doze faixas do CD. O repertório se centra na obra de Ivan Lins, em parcerias com Vitor Martins e Chico César; e de Milton Nascimento, em parcerias com Fernando Brant, Telo Borges, Zé Renato, Marcio Borges e Ronaldo Bastos.

As escolhas recaíram em músicas pouco conhecidas dos dois grandes compositores. Em algumas delas, Carol canta versões em inglês escritas por Brenda Russel – “Who Is In Love Here” (“A Noite”), de Ivan Lins e Vitor Martins; “She Walks This Earth” (“Soberana Rosa”), de Ivan Lins e Vitor Martins e Chico César; por Jane Monheit – “Sweetest Presence” (“Doce Presença”), de Ivan Lins e Vitor Martins; e por Kim Nazarian – “Oh, Shining Star” (“Estrela Guia”), uma homenagem de Ivan Lins e Vitor Martins para Milton Nascimento, até então inédita no Brasil.

O gaitista Hendrik Meurkens, considerado o sucessor do craque Toots Thielemans, tem participação especial em “Sweetest Presence” (“Doce Presença”), de Ivan e Vitor. Considerado o melhor saxofonista soprano de jazz pela conceituada revista Downbeat, Dave Liebman participa de “Tristesse”, de Milton e Telo Borges, e de “Tardes” (Milton e Marcio Borges).

Mas é no quarteto arregimentado por Antonio Adolfo (piano e arranjos), que conta com Claudio Spiewak nas guitarras (ele que também tocou no concerto do Maurice Gusman Concert Hall, em Miami), Jorge Helder no contrabaixo e Rafael Barata na bateria e na percussão, que Carol se garante para realizar mais um belo trabalho de interpretação vocal.

Arranjos extremamente sofisticados, levadas impregnadas de mil variantes, dinâmicas muito bem-feitas, mixagem e masterização competentes, tudo conspira a favor de um disco que marca a passagem da intérprete Carol Saboya para um nível superior de seu ofício. Sua voz macia exala frescor, sua veia jazzística soa amadurecida e sua graça se revela plena em sua voz afinada.

Antonio deve estar orgulhoso por sua menina Carol cantar o que canta e também por estar ao seu lado, amparando-a musicalmente mais uma vez, vendo-a soltar a voz nas oitavas intermediárias do piano – onde ela, desde sempre, fica mais à vontade para mais afinar, bem mais suingar e melhor dividir os versos, multiplicando o seu talento.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4